Resumo
A temática ambiental vem ganhando espaço valorativo no meio empresarial. Abordando teoria e sistematização em um ensaio reflexivo à preservação e conservação do meio ambiente. É um programa sistemático adotado agora por empresas com o intuito de transformar atitudes voluntarias em ações vitais no impacto empresarial ao meio ambiente. É uma nova administração adota por empresários com uma única ênfase: a sustentabilidade.
Empresas que antes não aderiam a um sistema organizacional ambiental, agora adotam um gerenciamento ecológico com administração ambiental visando solucionar os problemas e impactos ambientais em seu beneficio. Tendo como método a redução de praticas administrativa que causa grande impacto ao meio ambiente. Assim aderindo ao uso de recursos naturais de forma racional, pensando na pratica da coleta seletiva, reciclagem e reuso dos produtos, na criação e produção, adentrando então no programa de sistematização de sustentabilidade, como por exemplo: o sistema carbono zero – que refere ao uso de produtos que não venham causar poluição ambiental. É de tamanha importância que as empresas venha se encaixar neste novo quadro de preservação e sustentabilidade do meio ambiental, não só para ganhar pontos em qualidade, mas também melhorar a visão empresarial e as imagens dos produtos produzidos, assim melhorando as suas relações comerciais. As empresas que adquire este sistema recebem o selo de qualidade ISO 14000, que restringe a regras de comportamentos administrativos tanto para uma empresa do setor privado ou público.
A Constituição Federal cita sobre este tema: “Constituição Federal - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Para incentivo social nada mais justo que está ação comece no ramo empresarial.