Resumo Classe Insecta
Nome: Coleo (estojo) + Ptera (asas)
Situação: 40% da classe, com mais de 300 mil espécies descritas.
Características: aparelho bucal mastigador; asas anterior do tipo ÉLITRO e ausência de cercos em forma de pinça. As antenas são genículo-clavadas ou genículo capitadas.
Hábito Alimentar: a maioria é fitófaga e muitos são predadores e benéficos.
Montagem: Insetos de corpo duro, montados em alfinete entomológico ou quando muito pequenos, em dupla montagem (triângulo). Ponto de alfinetagem no élitro, na parte dianteira interna do mesotórax.
Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva pupa e adulto.
Lepidoptera - Borboletas e Mariposas
Nome: Lepidon (escamas) + ptera (asas)
Situação: 20% da classe, com mais de 150 mil espécies descritas
Características: Aparelho bucal sugador maxilar (inseto adulto), enrolado em forma de espiral, quando em repouso (espirotromba); asas cobertas por escamas.
Hábito Alimentar: As lagartas tem aparelho bucal mastigador, são fitófagos e muitas são pragas. O adulto apenas suga néctar floral.
Montagem: Insetos de corpo duro, montados em alfinetes entomológicos, e quando muito pequeno, em dupla montagem. Ponto de alfinetagem no lado direito, interno, do mesotórax. As asas devem ser montadas de tal forma que a margem posterior da asa anterior faça um ângulo reto com o corpo e a asas posterior fique ligeiramente sobre a asa anterior.
Desenvolvimento: Holometábolo: ovo, larva (lagarta), pupa(crisálida) e adulto.
Hymenoptera - vespa, formigas, abelhas, marimbondos
Nome: Hymeno ( membrana) + ptera (asas)
Situação: 15% da classe, com mais de 110 mil espécies descritas.
Características: Abdome pendunculado (na maioria), quatro asas menbranosas, sendo as anteriores muito maiores que as posteriores; antenas menores do que o corpo; geralmente apresentam aparelho bucal mastigador, sendo que as abelhas são exceção, possuindo aparelho bucal lambedor.
Hábito Alimentar: Esta ordem possui grande importância, pois