Trabalho Metodologia Corrigido 03
O objetivo deste estudo centra-se na verificação, análise e discussão de dados acerca dos hábitos de higiene bucal de estudantes do curso de Odontologia da UFBA, partindo da premissa de que há aperfeiçoamento e/ou melhoria das condutas de higienização associadas a corrente instrução teórico-prática, em especial no que tange ao uso do fio dental como instrumento essencial no auxílio para manutenção da saúde bucal.
Palavras-chave: Fio dental. Estudantes de odontologia. Hábitos de higiene bucal.Abstract
This study is focused on the examination, analyzing and discussion of data on the oral hygiene habits of dental students of Federal University of Bahia, on the premise that there is improvement of hygiene behaviors associated with running theoretical/practical instruction, especially in regard to flossing as an essential tool in helping to maintain oral health.
Keywords: Dental floss. Dental students. Oral hygiene habits.
Hipótese
Graduandos do curso de Odontologia melhoram ou adquirem melhores hábitos de assepsia bucal durante o curso de Odontologia, passando a usar com maior frequência o fio dental por apropriar-se dos conhecimentos sistemáticos (teórico-práticos) adquiridos no decurso de sua formação acadêmica.
Introdução
A chave principal para a prevenção das patologias que acometem a cavidade bucal de todos os seres humanos é o controle de micro-organismos que constituem a placa bacteriana a partir da correta e regular higienização. Este é o procedimento básico para a prática odontológica, uma vez que, sem o controle da placa bacteriana, a higiene bucal não pode ser alcançada e/ou preservada (...), segundo Axelssson (et al., 1991), citado por Sullcahuamán (2012).
No Brasil, grande parte dos indivíduos que ingressam nos cursos de ensino superior se encontram no final da adolescência. Durante o período de formação universitária ocorrem mudanças comportamentais e no estilo de vida que podem interferir nos padrões de saúde (CHIAPETTI; SERBENA,