habitos alimentares
Não deixe de comer para trabalhar. Esta é uma regra básica e muitas vezes esquecida.
"Um queque e um café!" - um pequeno-almoço muito vulgar e nada nutritivo. Não tome o pequeno-almoço no café, faça-o em casa, com calma. Leite e cereais não são só para as crianças e continuam a ser uma boa escolha.
Para quem começa cedo o dia, o intervalo entre o pequeno-almoço e o almoço pode ser muito longo. Leve de casa uma sandes, uma peça de fruta ou um iogurte para comer a meio da manhã. O mesmo se aplica ao lanche.
Ao almoço, coma uma refeição variada. Dê preferência ao peixe e aos vegetais e evite os alimentos fritos.
Se no seu local de trabalho tiver um frigorífico e um micro-ondas, não hesite e leve uma boa refeição caseira. Não se habitue às refeições congeladas.
O que bebe também conta para uma boa alimentação. Beba água durante todo o dia - o corpo humano necessita de cerca de 1,5 litros de água por dia.
Não coma para encher a barriga. Deve comer até ao ponto em que se sente satisfeito.
Uma dieta equilibrada contém proteínas, vitaminas, lipídos, hidratos de carbono, sais minerais, e fibras. Não é na fastfood que vai encontrar tudo isto.
Sempre que comer, faça-o com calma, devagar e mastigue bem os alimentos para evitar digestões difíceis. Esqueça o correio electrónico que tem para enviar.
O organismo funciona como um relógio - respeite as horas das refeições.
Daniel Silva, nº:11, 8ºD