Habitação interesse social
INTRODUÇÃO 2
1. A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: DEFINIÇÕES, FUNÇÕES E CONCEITOS. 3 2. ARQUITETURA COM SUSTENTABILIDADE 3
2.1.Sustentabilidade na Habitação de Interesse Social 3
3. EMPREGO DE ESTRATÉGIAS BIOSUSTENTÁVIS NO PROJETO DE HABITAÇÃO DE INTERSSE SOCIAL 4
3.1. Água 4
3.2. Solos 4
3.3. Materiais de construção 5
3.3.1. Exemplos de materiais de construção biosustentáveis 5
3.4. Resíduos sólidos 7
3.5. Energia 7
INTRODUÇÃO
A função primordial da habitação é a de abrigo. Com o desenvolvimento de suas habilidades, o homem passou a utilizar materiais disponíveis em seu meio, tornando o abrigo cada vez mais elaborado. Mesmo com toda a evolução tecnológica, sua função primordial tem permanecido a mesma, ou seja, proteger o ser humano das intempéries e de intrusos (ABIKO, 1995).
A produção habitacional sustentável representa um desafio complexo para as sociedades contemporâneas. Não se trata apenas de considerar a preservação dos recursos ambientais e do meio ambiente mas, fundamentalmente, de assegurar condições de vida digna aos usuários dessas habitações. Os eixos do desenvolvimento sustentável na cidade contemporânea baseiam-se nos seguintes pilares: sustentabilidade econômica, social, política, ambiental e cultural, que devem comparecer desde a elaboração inicial de qualquer projeto, ou seja, desde as intervenções urbanísticas, incluindo o traçado paisagístico, até o detalhamento do projeto arquitetônico e acompanhamento na execução da edificação.
1. A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: DEFINIÇÕES, FUNÇÕES E CONCEITOS.
A habitação é um bem de consumo de características únicas, sendo um produto potencialmente muito durável onde muito frequentemente são observados tempos de vida útil superior a 50 anos (ORNSTEIN, 1992; WORLD BANK, 2002;). Por ser um produto caro, as classes menos privilegiadas constituem a maior demanda imediata por habitação, no Brasil