HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
História da Arte e da Arquitetura e Urbanismo III
07/04/2014
RESUMO
Nesse trabalho será abordado o tema de habitação de interesse social com foco em duas grandes referências conceituais e impactantes no meio inserido. Deste modo, buscando identificar resultados de diferentes soluções para o enfrentamento da problemática habitacional em regiões distintas. Também terá a noção de quais as contribuições da arquitetura para a sociedade em geral. Sendo assim, o trabalho em si fala da habitação voltada para a comunidade de baixa renda através de profissionais que pensam, estudam, analisam e se preocupam com as diferenças.
Palavras-chave : Habitação, .
1 INTRODUÇÃO
O déficit habitacional é uma demanda complexa a ser enfrentada pelo poder público, visando promover o direito de moradia a todos os cidadãos carentes. A urbanização desenfreada e não planejada é o resultado de uma desigualdade social, expressa pela falta de recursos e acessos. Isso faz com que a população busque moradias alternativas e se adapte a precariedade. Contudo, a Habitação de Interesse Social é, em tese, uma forma de o governo suprir uma necessidade social buscando desenvolver além da construção de moradias, uma nova forma de sociabilidade, inserindo os beneficiários em um contexto urbano digno.
Para maior entendimento das necessidades e intenções, serão analisados projetos executados, tendo como critérios de escolha uma arquitetura satisfatória e inovadora. Visando buscar consequências das estratégias aplicadas.
2 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL – CONJUNTO HABITACIONAL HELIÓPOLIS
A ideia de projetos de interesse social, em sua grande maioria, é visto num molde quadrangular e padronizado, por se tratar do modo mais prático e rápido de alcançar um resultado adequado. Porém as perspectivas não são tão limitadas assim. Deste modo, o projeto do brasileiro Ruy Othake destaca-se com o desenvolvimento de uma arquitetura simples e inovadora.