História do PT
FAC – FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
JOSÉ RAIMUNDO DE CARVALHO JUNIOR
PRÉ-PROJETO DO TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
TEMA: Linha do tempo do PT (Partido dos Trabalhadores); história da criação e crescimento do segundo maior partido do País, em número de filiados, e o partido que está há mais tempo no comando da Presidência da República desde a redemocratização.
MODALIDADE: Monografia
JOSÉ RAIMUNDO DE CARVALHO JUNIOR –
INTRODUÇÃO
Criado no final da década de 1970, ainda sob a vigência do Regime Militar (1964-1985), o Partido dos Trabalhadores é hoje o segundo maior partido do País, em números de filiados e o partido que permaneceu por mais tempo no comando da Presidência da República. Está em seu 12º ano à frente do Palácio do Planalto e caminha para permanecer por mais quatro, com o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Seu principal líder é Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República e presidente de honra da legenda. Considerado ideologicamente como partido de esquerda e intimamente ligado às classes sindicais, o PT nasceu em São Bernardo, no Grande ABC, diante os anseios da classe trabalhadora e no auge das greves sindicais.
O PT também figurou todas as eleições para presidente da República desde 1982, amargando derrotas até 2002, quando elegeu Lula, ex-metalúrgico e principal liderança do partido até hoje. “Conta no Congresso Nacional com uma bancada de 12 senadores e de 89 deputados federais. Em todo o País são 149 deputados estaduais, 635 prefeitos, 604 vice-prefeitos e 5.191 vereadores eleitos nas eleições de 2012”, como informa o sítio da legenda.
Os primeiros quatro anos do partido no Poder foram marcados pela implantação de programas sociais como o Fome Zero e o Bolsa