Caraterização espaço agrário
O Algarve é uma região, sub-região e província tradicional de Portugal continental, sendo a mais meridional entre todas.
O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul.
Os produtos agrícolas tradicionais, dignos de nota, são as produções de frutos secos (figos, amêndoas e alfarrobas), aguardente de medronho e ainda a produção de cortiça, nomeadamente nas regiões do nordeste algarvio.
Regista-se ainda a produção de cortiça e de citrinos, cuja produção é bastante relevante, os maiores pomares de laranja situam-se no concelho de Silves, especialmente na freguesia de Algoz, a laranja algarvia é muito doce e goza de grande fama não só em território nacional como internacionalmente.
No Algarve as dimensões das propriedades agrárias são caraterizadas por minifúndios ou seja, campos pequenos, estas pequenas propriedades agrícolas estão ligadas à exploração através da agricultura de subsistência, que em vez de vender muito faz pouca produção para pequenas vendas (em feiras,etc.).
O aspeto dos campos são fechados e são vedados com muros e árvores, as parcelas são irregulares.
DENSIDADE DA REDE DE CAMINHOS
O sistema de cultura no Algarve é intensivo de Policultura (cultivo de vários produtos numa determinada área, como: milho, feijão, mandioca, etc.), e Sistema extensivo de cereais Monocultura (cultivo de um único produto em uma determinada área, como o arroz, por ex.).
Esta policultura é normalmente regada e não recorre ao pousio, sendo por isso intensiva. As produtividades são baixas e a mão-de-obra elevada. No que se refere ao povoamento, é possível distinguir duas formas de povoamento: concentrado(Interior), onde as casas se encontram mais juntas dentro da mesma aldeia e disperso(Litoral), onde as casas se encontram dispersas pelos campos de