Resumo CPC 26
Pedro Artur -> IDH na África
A cada 2 anos é divulgado um novo ranking elaborado pela ONU com o IDH nos 177 países. Em 1990 usava-se a renda per capitapara estimar o desenvolvimento. O IDH tornou mais fácil compararmos o desenvolvimentode um país com os demais.
Ariele -> O papel da religião na estabilidade política
Aponta-se a religião como fator fundamental para manter a estabilidade política dos 177 países dificultando guerras na África Negra, embora neles também ajam lutas políticas não podemos afirmar que se o continente africano fosse islâmico seria melhor.
Safira -> A fome na África
Houve umgrande número de vitimas que morreram durante as guerras civis, mas outro fator que está aumentando a taxa de mortalidade é a fome, por isso a vida na África é considerado um desafio, a prova dessa situação é que chegar a 40 anos lá, é consideravelmente um milagre. A falta de alimentação minimamente provoca desnutrição que geralmente gera a morte. A desnutrição atua em 70% da África. E em relação ao analfabetismo a situação também é terrível, a população acima de 15 anos é parcialmente analfabeta.
Albaniza -> As epidemias e suas origens
A destruição da infraestrutura também facilita a vinda de várias doenças, principalmente as decorrentes com a falta de saneamento, como a diarreia e a cólera. Nessas condições a vida dos africanos tornou-se precária e a renda da maioria da população é pequena. Outra doença que afeta os africanos é a malaia. Estima-se que a cada 30 segundos uma criança morre dessa doença, porém, a doença mais preocupante da África e a AIDS, estudantes dizem que 30% a 50% dos pacientes que sofrem de tuberculose são afetados pela AIDS.
Sibelle -> As organizações humanitárias
A ONU participa das atividades humanitárias do continente, tanto com equipes de ajuda como a presença de militares. Dezenas de organizações não governamentais, entre elas destacam-se, os médicos sem fronteiras, esse trabalho se desenvolve