habitacao popular
CAROLINA TAYNÁ CARLESSO
QUESTIONÁRIO: Ética e sociedade
São Miguel do Oeste
2013
1) Qual a relação direta entre ética, moral e sociedade:
É necessário falarmos a respeito da ética na sociedade como um todo. É impossível vivermos fora de uma sociedade, pois somos seres de caráter social. Nessa sociedade, devido a fatores econômicos, políticos, culturais e educacionais determinam as ações das pessoas. A ética está relacionada a comportamentos exigidos em determinadas situações, como por exemplo, a ética profissional.
Já a moral é um conjunto de valores que a sociedade em geral exige, por isto é mais ampla. Ninguém é processado por um ato de imoralidade. A partir do momento em que a imoralidade é regulada pelo estado passa a ser Direito, ou seja, o direito é o mínimo de moral exigida.
“Dado o exposto, podemos inferir que a Ética é teórica e a Moral é prática e a inter-relação entre elas consiste no fato de que o conhecimento e a ação dos homens são indissociáveis. Enfim, são os maiores valores do homem livre, tendo tudo a ver com respeito. Cabe lembrar-mos que se o homem respeitasse a vida não haveria homicídios, se respeitasse o patrimônio estaríamos livres de furtos, roubos, etc. Em síntese, a partir do momento em que respeitarmos o ser humano, vivendo de acordo com condutas éticas e morais adequadas, acabará a maioria dos problemas que afligem a sociedade.” (MOTTA, 1984)
2) Quais os parametros que determinam o nascimento de normas morais na sociedade:
Primeiramente normas morais são aquelas normas de convivência humana que, muitas vezes, não precisam ser ditas, apenas cumpridas. Algumas pessoas costumam designar como moral Canônica. Aquilo, pois, que foge do canônico é rejeitado pela sociedade como sendo loucura ou imoralidade.
A moral humana sempre foi especulada. Vários filósofos propuseram as suas origens.