Relatório de Quimica
Química Geral (QUI200-P)
Descrição dos equipamentos básicos de laboratório
Professor:
Nome:
Matrícula:
Ouro Preto, 2013
1 Introdução
O presente relatório consiste na descrição de alguns dos equipamentos utilizados no laboratório de Química Experimental. Estes equipamentos são sub-dividos em peças de porcelana, peças de vidro, materiais metálicos e miscelâneas. O compreendimento da serventia de cada material presente no laboratório possibilita o melhor uso destes equipamentos, evitando assim, a utilização incorreta e possíveis acidentes.
2 Materiais
2.1 Equipamentos de Porcelana
2.1.1 Funil de Büchner
Consiste em um funil de porcelana com vários orifícios, tal como uma peneira. É utilizado juntamente com o Kitassato para filtrações a vácuo.
2.1.2 Cadinho
Consiste em um recipiente em forma de pote, cujo formato se assemelha a de um tronco de cone É utilizado para aquecer substâncias à seco e com grande intensidade.
2.1.3 Almofariz ou Gral com Pistilo
Consiste em um pote de porcelana com o formato de semicircunferência associado de um pistilo (bastão). É utilizado para a moagem ou pulverização de pequenas amostras sólidas.
2.2 Equipamentos de Vidro
2.2.1 Kitassato
Consiste em recipiente de vidro espesso com uma saída lateral (utilizada para conectar um exaustor à vácuo ou bomba de vácuo). S eu formato de assemelha ao do Erlenmeyer.
É utilizado em filtrações à vácuo com o Funil de Büchner.
2.2.2 Proveta
Consiste em um instrumento cilíndrico graduado (que varia de 1ml a 2000ml) que não pode ser aquecido. Possui uma base plástica que auxilia na sustentação da peça em pé. É utilizado para medir e transferir líquidos.
2.2.3 Tubo de Ensaio
Consiste em um tubo cilíndrico com o fundo abaulado. É utilizado comumente para realização de reações em pequena escala, testes em geral. Pode ser aquecido.
2.3 Materiais Metálicos
2.3.1 Pinça
Consiste em uma ferramenta com formato