sustentabilidade e inovacao na habitacao popular
Sustentabilidade e Inovação na Habitação Popular
Sustainability and Innovation on Social Housing
O desafio de propor modelos eficientes de moradia
The challenge in proposing housing efficient models
3
Sustentabilidade e inovação na habitação popular: o desafio de propor modelos eficientes de moradia / Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado de Habitação – São Paulo, 2010. p.:il. 1. Política habitacional – São Paulo (Estado)
2. Habitação – São Paulo (Estado) 3. Habitação –
Arquitetura I. Secretaria de Habitação de São Paulo.
CDD 363.580 981 61
4
Apresentação
Presentation
D
urante muito tempo, as soluções apresentadas pela arquitetura oficial, responsável por definir os espaços dos empreendimentos habitacionais destinados à população de menor poder aquisitivo, foram alvos fáceis de críticas que, normalmente, não levavam em conta as premissas e limites técnico-financeiros da produção. É verdade também que há escassez de pesquisas para o tratamento dos espaços urbanos, habitacionais ou tecnológicos com foco na produção de moradias destinadas à demanda de interesse social.
F
Entretanto, o dilema entre economia, criatividade, conforto, segurança e durabilidade está se dissipando. As políticas públicas já começam a abrigar soluções que respeitam as cidades e os anseios da população que demanda por uma habitação que esteja vinculada aos programas públicos.
However, the dilemma among economy, creativity, comfort, security and durability is fading away. The public policies have started already to give shelter to solutions which respect the cities and the population longings, who demand a dwelling which is linked to the public programs.
Esta publicação traz depoimentos e projetos que buscam inovações na visão, no tratamento e na arquitetura. A primeira parte apresenta o pensamento de dirigentes públicos do estado preocupados com aspectos mais amplos do espaço criado. Em seguida, expõe um breve inventário da produção oficial de