Soluções de engenharia para habitação popular
Iniciado nos últimos 10 anos – Brasil
Para falarmos de soluções de Engenharia para Habitação Popular, primeiramente precisamos entender o conceito de Habitação Popular. A palavra habitação provem de moradia, residência. Popular é algo usado ou comum entre o povo.
A principal função da habitação é a de proporcionar abrigo, mesmo com toda a evolução tecnológica, sua função primordial tem permanecido a mesma, ou seja, proteger o ser humano das intempéries e de intrusos. Para isso é necessário um espaço confortável, seguro e salubre; e que contenha serviços urbanos, como de abastecimento de água, coleta de esgotos, distribuição de energia elétrica, transporte coletivo, infra-estrutura necessária incluindo as redes distribuição de água e coleta de esgotos, as redes de drenagem, as redes de distribuição de energia elétrica, comunicações, sistema viário, e não menos importantes edificações e instalações destinadas às atividades relacionadas com educação, saúde, lazer, etc. A carência habitacional, pôs em discussão a produção em larga escala de habitações para a população de baixa renda. Com isso, muitos conjuntos habitacionais foram criados, a fim de amenizar essa carência. Os espaços mínimos, o barateamento da construção, a má insolação e ventilação, as técnicas usadas, os materiais de má qualidade e os erros estruturais são alguns fatores que agravam as precárias condições de vida dos cidadãos.
Com o intuito de melhorar algumas dessas questões e principalmente reduzir os custos das obras, técnicas de construção foram desenvolvidas para amenizar estes tipos de problemas.
O primeiro conjunto habitacional brasileiro destinado à população de baixa renda com tecnologia inteligente foi construído em São Paulo. O conjunto conta com três prédios, formando dois condomínios. O diferencial deste conjunto é a tecnologia nele aplicada – os apartamentos dispõe de uma tecnologia que na época de sua construção era inédita