Gênero textual e aplicação em sala de aula
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA
Isabel Regina
Naara Talita
Wamberto Fernandes
Período: 2012.2
Trabalho escrito sobre Gênero Textual, Teoria, Características e Aplicação em sala de aula, direcionado a Disciplina de Leitura e Produção de Texto da Professora Oriana Fulaneti como forma de avaliação da III nota da disciplina.
Origem e significado palavra gênero
O vocábulo “gênero” originou-se da palavra latina genus (nascimento, raça) e, segundo o dicionário Houaiss (2004), é um conceito geral que engloba todas as propriedades comuns que caracterizam um dado grupo ou classe de seres ou objetos.
No âmbito da linguagem, vários filósofos, escritores e poetas buscaram entender o porquê de certas propriedades comuns entre textos. Na antiguidade, Aristóteles e Platão catalogaram e descreveram o funcionamento estrutural do texto, como a arte do bem dizer e do bem escrever, que envolveriam fatores extra e intralinguístico.” (Conforme.: Revista de Linguagens Boca da Tribo, v. 1, n .1, p.59-69. Abril. 2009.)
Escolha do Gênero: Artigo de Opinião
Partindo do pressuposto da importância de se ter uma opinião, pensamos em levar para a sala de aula um assunto que fizesse nossos alunos exporem seus pensamentos e ideias acercas de temáticas polêmicas e, dessa forma, produzir um texto. Com isso, a abordagem sobre o assunto se encaixaria no gênero textual artigo de opinião. * Teoria e Características:
Gêneros Textuais, Tipos Textuais
Com o advento do capitalismo, graças a emergência da burguesia, surge a prosa comunicativa, pois torna-se necessário a manipulação ideológica do povo a favor da nova classe dominante. Neste contexto, o jornal se destaca como principal meio para a divulgação de ideias favoráveis ao grupo dominante com suas múltiplas construções textuais de acordo com o público alvo. Bakhtin, teórico russo, volta sua atenção para esse tipo de ação através da linguagem e formula a definição de