gêmeo bom e gêmeo mau
Nila Michele Bastos Santos1
RESUMO
O presente artigo pretende discutir as representações das categorias e conceitos presentes nas teorias da História, ministradas no Ensino superior, e as transformações sofridas quando estes chegam à Educação Básica. O estudo da questão se constitui a partir de uma pesquisa exploratória sobre o universo valorativo de alunos e professores da educação básica e ensino superior. Buscamos nos encaminhar orientada pela História Cultural uma vez que essa corrente historiográfica vai além das representações impostas ao sujeito e se preocupa, principalmente, com as práticas que estes forjam no universo mental dos indivíduos e pelos métodos de uma História Comparada, que ao mesmo tempo em que se utiliza das comparações culturais, sociais ou políticas permite a utilização de métodos interdisciplinares de pesquisa histórica e aproximação com outros campos de saber, como a Didática e a Pedagogia que também contribuirão neste estudo.
Palavras-chave: Teorias da História; Ensino; Educação Básica.
1 INTRODUÇÃO
Os conceitos e categorias da História são elementos fundamentais na formação do profissional deste campo de saber e a essa especialidade também se inclui o professor de História, que assim como o bacharel, em sua graduação mergulha no universo das teorias e filosofias da História, sem necessariamente preocupar-se em adquirir as competências didático-pedagógicas para lecionar os conceitos das teorias na educação básica.
Entretanto o saber popular atribui determinadas funções ao ensino de História na educação básica, que estão intimamente ligadas às teorias filosóficas deste campo de conhecimento. Ao falarmos sobre o papel da História e a importância de seu ensino parece ser consenso a utilização de algumas palavras como, por exemplo, Conscientização, Criticidade, Cidadania, etc. de certa forma