ESTUDANTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DAYANE KELLY GARCIA DOS SANTOS
EMÍLIA TATIANA DE SOUZA MAIA
LILIAN FERNANDA ANDRADE
VICTOR ALMEIDA ALVES
WELLINGTON DOS SANTOS SILVA
RESENHA
PENSAMENTO PRIMITIVO E MENTE CIVILIZADA
BETIM 2013
DAYANE KELLY GARCIA DOS SANTOS
EMÍLIA TATIANA DE SOUZA MAIA
LILIAN FERNANDA ANDRADE
VICTOR ALMEIDA ALVES
WELLINGTON DOS SANTOS SILVA
RESENHA
PENSAMENTO PRIMITIVO E MENTE CIVILIZADA
Resenha apresentada como um requisito da disciplina Metodologia Científica, ministrada pela professora Mônica Bonfim, no quarto período do curso de Administração da Faculdade Pitágoras de Ensino.
BETIM, SETEMBRO DE 2013
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
(Martin Luther King)
“PENSAMENTO PRIMITIVO E MENTE CIVILIZADA”
Claude Levi Strauss
A abordagem do modo de pensar dos povos primitivos e sem escrita, é uma maneira deselegante e errada de descrevê-los, se trata do fator de separação entre eles a nós, que de certa forma é discriminatório. Segundo Malinowski que foi um grande antropólogo, o estudo desses povos sem escrita estava inteiramente voltada a suas necessidades básicas da vida, e tendo isso como base, estariam preparados para explicar suas instituições sociais, crenças e mitologia.
Lévy- Bruhl considera que a principal diferença entre o pensamento primitivo e o moderno é que o primeiro é inteiramente determinado por representações místicas e emocionais se tratando de aspectos intelectuais, e que por outro lado a visão do Malinowski é utilitária, voltado a um pensamento desinteressado. Esses povos que mantem suas vidas de uma forma muito precária e lutam para não passar fome, possuem pensamentos desinteressados de entender o mundo e a sociedade em que os cercam, e utilizam de meios intelectuais como fazem os filósofos e cientistas, levando em