Guru da qualidade e as sete ferramentas
Disciplina: Gestão da Qualidade
Nome: Taiama Bonfada
Trabalho referente sobre Kaoru Ishikawa:
Ishikawa teve um papel muito importante para o desenvolvimento das estratégias japonesas. No final dos anos 50 e no início dos anos 60, ele desenvolveu cursos do controle da qualidade para executivos e gerentes.
Em conjunto com a JUSE, em 1962, ele inclui o conceito de Círculo de Qualidade. E em 1982, viria o Diagrama de Causa e Efeito, ou Diagrama de Ishikawa. De tal forma, contribui com uma ferramenta poderosa, que facilmente pudesse ser usada por não especialistas para analisar e resolver problemas.
Ishikawa mudou a maneira das pessoas pensarem a respeito dos processos de qualidade. Para ele, “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”. Através dessa frase ele mostra que para que aconteça a revolução da qualidade, deve efetuar-se primeiramente a mudança de pensamento de todos os integrantes de uma organização. Tinha como concepção da qualidade voltada ao atendimento pós venda, ou seja, um cliente continuaria a receber o serviço mesmo depois de receber o produto, além disso, Ishikawa criou as sete ferramentas para uma melhor qualidade:
Diagrama de Pareto
Diagrama de causa e efeito
Histograma
Folhas de verificação
Gráficos de dispersão
Fluxograma
Cartas de Controle.
Obs: O trabalho a seguir refere-se “AS SETE FERRAMENTAS DO CONTROLE DA QUALIDADE” apresentado em aula, e como o guru da qualidade que peguei era Ishikawa, fiz a junção dos dois trabalhos que se completam.
A seguir, reduzidamente as sete ferramentas do controle da qualidade:
- Primeiramente o meu tema, Histograma que é caracterizado pela à função de analisar problemas de um todo, em seu gráfico a base é chamada de intervalo de classes ou dados que são as etapas de uma produção de um produto e a sua altura é a frequência ou