Portf lio Individual 4 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 DESENVOLVIMENTO 7
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, vivemos em um cenário muito competitivo, exigindo-se cada vez mais das organizações e de seus colaboradores. Um ambiente imprevisível e inconstante desafiando-os para o constante desenvolvimento e aprendizado, obtendo assim os diferenciais necessários para manter a sobrevivência no mercado. Sendo imprescindíveis as estratégias relacionadas à Gestão por Competências e do Conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de Carreiras.
Neste contexto o modelo de Gestão por Competências vem sendo um mecanismo importante para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das pessoas agregando-lhes conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e estimulando suas atitudes a fim de que sejam diferenciais competitivos e estratégicos das organizações. Gestão por Competências é a combinação de seus fatores primordiais, o famoso CHA, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes, que juntos formam os pilares que se conceituam competências. A competência profissional é o resultado da mobilização e da aplicação conjunta desses três componentes, por parte do indivíduo, na execução de seu trabalho para a obtenção de resultados. O conhecimento diz respeito ao saber “o que” e “por que” fazer algo, já à habilidade se refere ao saber “como” fazer, enquanto que a atitude está relacionada aos aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho, é o “querer” fazer.
Gestão por Competência forma uma metodologia de apoio a Gestão de Pessoas moderna. Para que se obtenham resultados é preciso contar com o envolvimento da alta direção e dos gestores, sendo estes comprometidos e responsáveis. A base do modelo de competências é a definição de Missão, Visão e Valores organizacionais. Missão representa a razão da existência de uma organização, sua