Trabalho gurus da qualidade
ÍNDICE
Introdução - Os Gurus da Qualidade
Walter Shewhart
Deming
Juran
Crosby
Feigenbaun
Ishikawa
Genichi Taguchi
Tom Peters
Shigeo Shingo
Questões sobre Qualidade
Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO - OS GURUS DA QUALIDADE
Atualmente a QUALIDADE é de extrema importância para as empresas, pois, com a grande concorrência de produtos e serviços oferecidos, alcançar um índice de qualidade elevado representa uma vantagem no mercado de trabalho. Segue, para tanto, um breve relato dos feitos, e uma breve definição de qualidade obtida pelos grandes nomes da Qualidade, os chamados “Gurus da Qualidade”.
A filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade está baseada em alguns estudiosos do assunto e que pela sua contribuição devem ser conhecidos como gurus da qualidade, isto é, como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém.
Claro é que podem ser lembrados outros especialistas além dos que serão abordados, entretanto os citados adiante podem ser considerados como referencias obrigatórias ao melhor entendimento do que hoje orienta a abordagem da qualidade.
Este trabalho tratará, entre outros, dos seguintes estudiosos: Walter Shewhart, W. Edwards Deming, Juran, Crosby, Feigenbaun, Ishikawa, Genichi Taguchi, Tom Peters, Shigeo Shingo.
WALTER SHEWHART
Shewhart lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.A idéia era incorporar o uso de vários aleatórias independentes e identicamente distribuídas. O princípio geral por trás da idéia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.
Um problema que o procedimento de