Artig
Conservação energética em motores elétricosFilipi Hasegawa |
RESUMO
Os motores elétricos surgiram há pouco mais de um século. Eram grandes, pesados e caros. Porem, com o decorrer dos anos foram diminuindo, utilizando menos materiais e aperfeiçoando-se com técnicas mais avançadas.
Atualmente essas maquinas utilizam fontes energéticas que representam um custo considerável no setor industrial. Por este motivo, estes equipamentos são relacionados ao tema conservação de energia, onde o principal objetivo é reduzir o uso desnecessário das fontes energéticas. E para tal tarefa deve-se haver um planejamento onde devem ser realizadas medições para que haja uma compreensão mais ampla das instalações e com isso possam ser tomadas as medidas apropriadas.
Em um ponto de vista econômico, a redução do uso das fontes representa em uma economia considerável no final do ano, que podem ser investidos em manutenções do maquinário prolongando assim a vida útil dos motores elétricos.
Palavras-chave: Motores - Elétricos, Economia, Fontes, Medidas.
1. INTRODUÇÃO
O preço da energia elétrica no Brasil vai inevitavelmente crescer nos próximos anos. Assim, os aspectos econômicos da utilização de eletricidade serão cada vez mais considerados na eficiência dos processos industriais. Nesta utilização, o motor elétrico é uma peça fundamental. Assim, a aquisição de unidades com potência e características bem adequadas à sua função contribui de modo substancial para garantir a competitividade da indústria. Este artigo visa identificar os elementos e as medidas que são adotadas em unidades industriais que se dispõe do uso de motores trifásicos indutivos, e a importância dos conceitos de conservação de energia na atual realidade industrial.
2. Motores Elétricos
Os motores elétricos são equipamentos que convertem energia elétrica em energia mecânica. É uma das tecnologias mais