guia teórico do alfabetizador
CENTRO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CCECA
CURSO: LICENCIATURA PELNA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 90H / BLOCO 4 / NOITE
MINISTRANTE: Profª. DALVA BRAGA
RESENHA
TERESINA – PI
2014.
GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADOR
Resenha apresentada à disciplina Alfabetização do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, como requisito para obtenção de parte da nota avaliativa.
Teresina – PI
2014
LEMLE, Mirian. Guia Teórico do Alfabetizador. 11ª Ed. São Paulo: Ática, 1987.
Miriam Lemle, graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), mestrado em Linguística pela Universidade da Pensilvânia, USA (1965) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Fez pós-doutorado no MIT, USA (1985) e é Livre Docente pela UFRJ (1987). Atualmente é Professora Titular, Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório LIFSS - Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica. Tem experiência na área de Linguística, na linha de Gramática Gerativa. Está atuando como professora, orientadora e pesquisadora.
Nesta obra a autora propõe de maneira simplificada alguns conhecimentos básicos sobre a língua, de essencial importância para trabalhar com turmas de alfabetização e esclarece conceitos referentes aos sons da fala, à relação entre os sons da fala e as letras da língua escrita, às diferentes maneiras existentes de pronunciar as palavras, às maneiras como essas variações de pronuncia podem afetar a aprendizagem da língua escrita e à distinção entre língua escrita e língua falada.
A primeira coisa que a criança precisa saber é que aqueles riscos pretos em uma página em branco representam símbolos de sons da fala, sendo necessário compreendê-lo, pois pra ela é bastante complicada. A segunda é que o aprendiz precisa ser capaz de entender que cada um dos risquinhos vale como um símbolo de som de