Guia Teórico do alfabetizador
1007 palavras
5 páginas
Referência: LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1988. Miriam Lemle é uma linguista brasileira. Foi livre docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1987 a 2007 quando se aposentou. Em 2006 recebeu o título Professora Emérita da UFRJ. Foi presidente da Associação Brasileira de Linguística no período 1987-1989. Em 1962, três anos depois de se graduar em Letras Neolatinas naquela que atualmente é a Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda como estagiária no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Miriam Lemle começava seu percurso na Linguística. Participa atualmente do programa de pós-graduação em Linguística da UFRJ na linha de pesquisa “Gramática na Teoria Gerativa”. Coordena desde 2003 o Laboratório Clipsen (Computações Linguísticas: Psicolinguística e Neurofisiologia), que congrega uma equipe interdisciplinar de professores e alunos dos programas de pós-graduação em Linguística e em Engenharia Biomédica (LAPIS/COPPE) da UFRJ, bem como alunos de Iniciação Científica.
A autora escreve este livro de forma interessante e didática, propondo tratar alguns conhecimentos básicos sobre a língua, essenciais para o trabalho de alfabetização. Segundo Miriam Lemle, o professor das classes de alfabetização é, de todos, o que enfrenta os maiores problemas linguísticos, sendo o momento da alfabetização crucial de toda a sequência da vida escolar. A obra Guia Teórico do Alfabetizador tratam de maneira simplificada, diversos conhecimentos básicos da língua, indispensáveis para a formação de classes de alfabetização. A característica principal da obra é justamente demonstrar a importância de compreender o sistema da linguagem, de sua representação escrita, falada, de suas unidades e mecanismos.
No primeiro capítulo a autora propõem, de maneira simples alguns conhecimentos básicos sobre a língua, que ela considera essenciais para o trabalho nas classes de alfabetização. Este capítulo também faz o