Guerras da Coréia, Vietnã e Revolução Cubana
A Guerra da Coreia (1950 – 1953) foi o primeiro conflito aramado na Guerra Fria, causando terror por haver risco de uma guerra nuclear. Ela ocorreu após a divisão da Coreia, quando o Norte passou a ser aliado dos soviéticos e o Sul com a influência norte americana. Isso causou um grande conflito entre as duas Coreias.
Em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul conquistando sua capital (Seul). A fim de expulsar os norte-coreanos e devolver a capital para a Coreia do Sul, as Nações Unidas enviaram tropas para a região cedendo auxílio militar. Com cento e quarenta mil soldados a ONU resgata o litoral oeste e logo após a cidade invadida com facilidade. Depois da vitória a Coreia do Sul junto com os EUA ataca os norte-coreanos em sua capital, Pyongyang. A China ao se sentir em perigo manda trezentos mil homens para ajudar o Norte entrando na Guerra.
Em 1953 a Coreia do Sul e seus aliados já apresentavam várias vitorias, mas provocando a morte de 4 milhões de pessoas. Com a ameaça de ataques com armas nucleares a Organização das Nações Unidas propôs uma oferta de paz aceita e assinada pelos dois países.
Com o fim da Guerra as Coreias continuam divididas. A Coreia do Norte tem o regime comunista, e a do Sul com o sistema Capitalista. http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_da_coreia.htm http://www.infoescola.com/historia/guerra-da-coreia/
Guerra do Vietnã
A Guerra do Vietnã pode ser considerada a mais violenta no século XX. Era dividida em Vietnã do Norte possuindo orientação comunista e Vietnã do Sul, antiga ditadura militar aliado dos Estados Unidos, portanto um sistema capitalista.
Por causa de divergências, o Vietnã do Norte com ajuda dos soviéticos e guerrilheiros comunistas atacaram uma base americana no Vietnã do Sul, dando início a guerra. Entre 1959 e 1964 a guerra se restringiu somente ao Vietnã do Sul e do Norte com os EUA e a União Soviética prestando apoio direto.
Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar