Contexto da Guerra Fria
Foi uma guerra política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica, travada por duas potências mundiais, Estados Unidos e União Soviética, onde separou o mundo em duas zonas de influência que perdurou entre 1945 a 1991. É chamada de Guerra “Fria” justamente por ambos os lados não terem se confrontado diretamente numa questão bélica.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os Estados Unidos e a União Soviética. De um lado uma superpotência capitalista e do outro uma superpotência socialista. Uma alegava, no caso os EUA, que o capitalismo econômico era a representação da democracia e da liberdade, e em contrapartida, a URSS, alegava que o socialismo era em pró do proletariado e a solução dos problemas sociais. Nesse momento o mundo, então, se tornou bipolar, centrado apenas em dois polos. Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os países vencedores (Estados Unidos, França, Reino Unido e a URSS) lhe impuseram pesadas sanções. Tendo em vista uma galopante inflação na Alemanha, a mesma aderiu ao Plano Marshall, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Para não deixar a URSS em vantagem, os países ocidentais criaram uma grande ponte aérea levando suplementos para a região ocidental da Alemanha, ou seja, a Alemanha se encontrava sob duas zonas de influência, a ocidental e a oriental, o capitalismo e o socialismo.
Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental. A Guerra Fria teve dois importantes envolvimentos indiretos em conflitos pelo mundo, um na Guerra da