Divisão Celular
Divisão celular é o processo que uma célula, que se denomina célula-mãe, se divide em duas (pelo processo da mitose) ou quatro (pelo processo da meiose) células-filhas, com todas as informações genéticas relativa à espécie.
Nos organismos unicelulares como os protozoários e as bactérias este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.
Nos organismos multicelulares, este processo pode levar à formação dos gametas (ou esporos), que darão origem ao novo indivíduo, ou ao crescimento do indivíduo desde o zigoto até ao indivíduo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas.
Como ocorre a divisão celular?
Mitose
No processo da mitose, ela ira produzir células filhas idênticas a da célula-mãe. Por sua vez essa célula irá conter exatamente o mesmo numero de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração, algumas vezes também ocorre na reprodução assexuada.
Meiose
Na etapa da meiose, se verifica tanto nos órgãos sexuais masculinos como nos femininos. Pela meiose os gametas ficam com o numero de cromossomos reduzidos à metade, ao estado denominado haplóide. Quando o gameta feminino e masculino se unem, o numero dos cromossomos se restabelecem.
Ela é um outro processo divisional, que a partir de uma célula inicia com 2n cromossomos, leva à formação de celular filhas com metade desse numero. Envolve duas divisões sucessivas do núcleo, e é acompanhada de uma redução no número de cromossomos.
Fases da divisão celular: Mitose
Intérfase – Durante a intérfase, as células crescem, o DNA se duplica, formam-se novas organelas citoplasmáticas e a célula acumula energia para continuar o processo. São dividas em três fases: G1, S e G2. Durante a fase S, ocorre a autoduplicação do DNA.
Prófase – Os cromossomos condensam-se, tornando-se visíveis; a carioteca e os nucléolos desintegram-se; os centríolos