A divisão celular
Mecanismo através do qual as células se multiplicam dando origem a outras células. A célula que está se dividindo é chamada célula original ou mãe, as novas células são as filhas.
Durante a divisão celular, dois aspectos importantes acontecem:
a. divisão do núcleo (cariotomia ou cariocinese)
b. divisão do citoplasma (citocinese ou citodierese)
Processos da Divisão Celular
- Mitose e Meiose
MEIOSE
Divisão celular onde uma célula dá origem a quatro células, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula original. É o processo através do qual formam-se as células reprodutoras (gametas).
Se não ocorresse redução numérica de cromossomos durante a meiose, os gametas seriam diplóides e a cada geração o número de cromossomos duplicaria nas células somáticas dos indivíduos.
A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas:
- Meiose I ou Reducional
- Meiose II ou Equacional
- Meiose I ou Reducional
Compreende as seguintes fases: Prófase I, Metáfase I< Anáfase I e Telófase I
A Prófase I está subdividdida em subs-fases:
Leptóteno, Zigóteno, Paquóteo, Diplóteno e Diacinese
Na intérfase, os cromossomos estão desespiralizados, finos, compridos e não são vistos individualmente. É no entanto, na intérfase que ocorre a duplicação do DNA e consequentemente, dos cromossomos, formando assim as cromátides. Após a duplicação dos cromossomos, inicia-se a divisão celular.
Primeira Divisão da Meiose
Prófase I
- cromossomos já duplicados com duas cromátides irmãs.
- fase mais longa.
Sub-fases da prófase I
Leptóteno (lepto=fino; teno=fita) cromossomos individualizados e distendidos início da espiralização dos cromossomos homólogos cada região se condensa primeiro, formando pequenos nódulos, os cromômeros.
Zigóteno (zigo=par) cromossomos mais condensados. início do emparelhamento dos cromossomos. ligação entre os cromossomos, a sinápse cromossomial.
Paquíteno (paqui=grosso) cromossomos mais grossos e mais