Divisão Celular
DIVISÃO CELULAR - MITOSE E MEIOSE
Nome: Maiara Assis nº34 2ºC
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho vou explicar o que vem a ser o processo de Divisão Celular, ou seja, o que é Mitose e o que é Meiose.
Como elas são classificadas, como são desenvolvidas, quais suas fases, como se origina cada processo. Também vou citar as principais diferenças entre Mitose e Meiose.
MITOSE
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.
O desenvolvimento das sucessivas fases da mitose são dependentes dos componentes do aparelho mitótico.
Aparelho Mitótico
O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de micro túbulos irradiados que convergem em direção do centríolo. As fibras do fuso são constituídas por:
1. Micro túbulos polares que se originam no pólo.
2. Micro túbulos cinetecóricos, que se originam nos cinetócoro.
3. Micro túbulos livres.
Cada cromossomo é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossomo que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constricção primária.
FASES DA MITOSE
Prófase
A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos. No citoplasma, o início da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos, que se envolvem radialmente pelas fibras do áster. Cada um dos centríolos resultantes vai migrando para os pólos opostos da célula. Durante a migração dos centríolos, o hialoplasma vai formando entre eles um conjunto de fibras, constituindo o