Pós 2 GM e Guerra Fria
Os estados unidos e a união soviética terminaram a segunda guerra mundial como aliados. Porém, por diferenças ideológicas, se tornaram inimigos.
Para impedir o avanço do comunismo sobre novos países, os estados unidos elaboraram a Doutrina Truman, que tinha como objetivo apoiar as nações que não quisessem ser dominadas pelo comunismo. Também criaram o Plano Marshall, que prometia ajuda econômica para que os países europeus pudessem se recuperar no pós-guerra. A CIA combatia o comunismo e assegurava os interesses dos estados unidos.
Já que os estados unidos criaram o Plano Marshall, a união soviética criou o Kominform, que tentava afastar esse intromissão norte-americana nos países sob domínio soviético. O Comecon foi criado como uma réplica do Plano Marshall, para os países socialistas.
Graças ao Plano Marshall, a Alemanha ocidental vinha se revigorando, o que fazia com que muitas pessoas da Alemanha oriental quisessem mudar de lado. Com a imensa propaganda anticomunista que vinha acompanhada do Plano, a união soviética fez o conhecido Bloqueio de Berlin (não é o muro), impossibilitando a entrada e abastecimento no lado ocidental.
Ao invés dos estados unidos cederem, o que fizeram foi criar uma ponte aérea para o abastecimento, criando tensão internacional. Assim, foi instituída as duas Alemanhas: republica federal da Alemanha (ocidental) e republica democrática alemã (oriental).
Depois disso, foi criado o Muro de Berlin, separando concretamente as duas ideologias e impedindo a passagem de pessoas do lado socialista para o capitalista.
OTAN: aliança politico-militar dos países ocidentais, opondo a europa ocidental à união europeia.
Pacto de Varsóvia: alinhamento ao bloco soviético.
REVOLUÇÃO CHINESA:
A china sempre sofreu com o imperialismo sobre o seu território. Com o fim da primeira guerra mundial, o Japão que influenciava no território. O governo republicano (liderado pelo Partido Nacionalista – Kuomintang) sofria