História das relações internacionais
Resumão: Pós Guerra Fria--> Guerra do Golfo Dissolução da Iuguslávia Guerra do Kosovo 11 de setembro
Origens da Guerra Fria: 1- Bipolaridade (para Waltz, seria o modelo mais estável) e esferas de influência:
EUA e URSS tinham um acordo não assinado de regiões de domínio. EUA Europa Ocidental e América Latina (um furo em Cuba), URSS Europa Oriental.
Oriente Médio e África: áreas de disputa. 2- Dilema de segurança ( não sabiam ao certo a quantidade de armamento que ambos possuíam). 3- Corrida Armamentista: caso um atacasse o outro, ambos seriam destruídos 4- Doutrina de Destruição Mútua Assegurada: “Paz Armada” década de 70 detente (relaxamento) Acordos para tentar amenizar as tensões (Helsinki, TNP, Salt 1 e 2).
Política externa norte-americana: soberania política acha que seu modo de vida é melhor do que o dos outros, isto influência em sua política externa. Eixo Realista: identifica esferas de poder de outras potências. Eixo idealista: tenta expandir seu modelo pelo mundo e mudar o dos outros.
Início da Guerra Fria:
Políticas americanas:
Pós II GM: Discurso de Truman: Turquia e Grécia próximas da URSS, Truman pede dinheiro para a proteção destes países e assim começa sua política de contenção.
1944-Conferência de Bretton Woods: determinou que o dólar a partir de então se tornava a moeda-referência para as reservas financeiras dos países e nas trocas comerciais.
1948- Plano Marshall: “Recuperação da Europa” BIRD (banco do plano) OTAN (plano militar).
Políticas Soviéticas:
1947 COMIFORM (Serviço de Inteligência Comunista).
A Rivalidade Inicial:
Bloqueio de Berlim (1948-1949) e a criação das duas Alemanhas:
Histórico: Fim da II GM: Berlim é conquistada pelos soviéticos e dividida em zonas de influência das 4 potências vencedoras: URSS, EUA, UK e França. O mesmo ocorre em toda a Alemanha.
A crise: URSS interrompe o fornecimento ferroviário de mantimentos para Berlim Ocidental