Historias das relações Internacionais
A partir do Congresso de Vestfália, as decisões eram fruto de negociação, tratados e alianças, mas não ignorava a existência da hierarquia e hegemonia entre cada Estado. A concorrência internacional deu-se basicamente por corridas colônias, dentro e fora da Europa, buscando tipo de relações em países da Ásia. O encontro da sociedade internacional europeia com o resto do mundo significou a construção de um sistema internacional mundial. Sob esse controle dos europeus, a revolução industrial teve grande importância, e a sociedade europeia com suas regras e valores. Ganhando assim três grandes tópicos: dominação estratégica, exploração econômica e imperialismo cultural.
O congresso de Viena veio então para se acordar a função de cada potencia, apesar de seus próprios interesses. O avanço da revolução industrial pela Europa coincidia com novas ideias e aspirações. Três ideias-força europeias fazem curso e afetam as relações: o nacionalismo, democracia e interesse popular.
Toda revolução, seja ela armada ou não, inicia-se com discussões, o Congresso de Viena, de Vestfália e tantos outros discutiam estratégias de ganho, assim como vemos hoje, o que em parte difere e exatamente o tipo de discussão, no século XIX, muito se ouvia falar em batalhas, conquistas, onde terras não colonizadas eram invadidas e dela se extraia todo tipo de “vantagem” possível, até mesmo por vaidade como