Prevenção Sem Exageros
Cosmo Palasio de Moraes Jr
Técnico de Segurança do Trabalho
O conjunto formado pelo equilíbrio das ações e compreensão na natureza comercial das atividades e uma das pontes que podem levar a área de Segurança e Saúde no Trabalho ao futuro, tantos em termos de sobrevivência pura e simples, como na pretensão de estar inserida na forma adequada dentro do contexto das empresas.
Talvez, por ter surgido e se mantido a sombra da legislação, muitos de nós jamais tenhamos nos preocupado em ser mais do que arautos da própria lei, num tempo e em meio a relações onde arautos não tem mais espaço. Desde muito cedo, deveríamos ter optado não pela mera leitura da legislação, mas pela capacidade e utilidade de ler, interpretar e como técnicos - propor formas de transformar em realidade. Perdemos o bonde da história quando mesmo sendo técnicos insistimos em continuar como inspetores.
De nada adianta chorar o leite derramado. Já foi. Podemos sim chorar pela perda da oportunidade, o que se traduz na prática na posição que ocupamos hoje dentro das empresas. Não há qualquer dúvida que o cenário deveria ser diferente, afinal de contas em nossas mãos e carecendo de nossos conhecimentos estão o que há de mais essencial a todo o sistema: a saúde de quem faz! É uma pena que muita gente ainda não prestou atenção nisso e certamente por este deslize deixou que o tempo passasse satisfazendo-se com um cantinho qualquer, de onde como profeta da prevenção emitia seus pareceres.
E o problema não estava só nos pareceres, algo que soa que como legitimo ao detentor da responsabilidade de orientar aos demais quanto ao cumprimento da questão. Mais grave ainda e que muitos destes pareceres ou coisa que valha careciam de total embasamento mais consistente. Por conta disso, muitos de nos deixamos de ser ouvidos e alguns ficaram mesmo sem entender o porque. Certamente houve falta de qualidade técnica, restringindo-se ao "cumpra-se e revogo as disposições ao contrário"; Faltou-nos