Guerra de Secessão
A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul contra os estados do norte.
Causas:
Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.
Guerra
O conflito teve inicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.
Consequências
- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.
- A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.
- O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política.
Após a guerra
O passo seguinte foi a reconstrução (sem ajuda de Lincoln, pois este foi assassinado no teatro por John Wilkes Booth) Os estados confederados formaram reintegrados na união e obrigados a reconhecer o fim da escravidão, bem como o direito a voto dos negros.
Houve ocupação militar no sul até 1877, para garantir que as novas medidas fossem obedecidas e a ordem mantida.
A reação das elites sulistas à abolição foi altamente conservadora e racista.
Surgiram, nesse contexto, sociedades secretas racistas, como a ku klux klan.
De modo geral, a vitoria do norte significou o inicio da formação de uma potencia mundial.
No final do século XIX, os EUA