Guerra de Secessão
O que foi: foi um conflito entre o Norte e o Sul dos EUA para determinar o destino do país.
Norte: recebia muitos imigrantes que se tornou mão de obra para as indústrias que vinham se expandindo. Logo os investimentos se transformaram em uma grande industrialização que resultaram em um enorme crescimento econômico da região. O poder recebido pela burguesia industrial se converteu em representatividade politica e disputa por interesses.
Sul: se desenvolvia no sistema tradicional de produção baseada em grandes propriedades e com mão de obra escrava.
Disputa: os interesses da burguesia industrial do norte entraram em choque com os interesses da aristocracia agraria da região sul do país, gerando grandes tensões politicas. Houve uma fragmentação do país, já que 15 de 24 estados ainda praticavam a escravidão como forma legal. No dia 12 de abril de 1861, as forças armadas atacaram o Fort Sumter, posto militar dos estados do norte. Seria o estopim para o inicio efetivo da guerra. Foi chamada de guerra de secessão porque 11 estados do sul entraram em conflito armado com o norte.
Defendiam: os sulistas defendiam interesses aristocráticos, latifundiários e escravistas (baseavam-se na economia da região). Os nortistas já desenvolvidos tinham certa capacidade industrial e não precisavam de mão de obra escrava para seu crescimento econômico. Essa disputa seria de grande importância para decidir valores econômicos do país.
Final: em 28 de junho de 1865 quando as tropas do sul assinaram a rendição. Com isso, a força da região norte já desenvolvida foi mostrada, e o país teve a abolição total da escravidão e passaram a seguir os interesses econômicos da região dos nortistas, o que permitiu um enorme crescimento tecnológico e econômico e criou condições necessárias para que o pais assumisse uma posição de destaque na 1 Guerra mundial.
http://www.infoescola.com/historia/guerra-de-secessao/