Guerra de Secessão
A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul contra os estados do norte.
O conflito teve inicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.
- As causas principais da eclosão da guerra foram a escravidão, os contrastes norte-sul, o exacerbado nacionalismo do sul à época, tarifas interestaduais, que encareciam os produtos industrializados do norte em detrimento dos produtos agrícolas do sul, as questões regionais, e o estopim definitivo da guerra: a eleição de Abraham Lincoln, republicano, declaradamente favorável à libertação dos escravos no sul.
- Partes envolvidas: do sul >>Texas, Luisiana, Arkansas, Mississipi, Alabama, Tennesse, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Virgínia e Florida. Somando um total de onze estados. do norte >Oregon, Califórnia, Área Indígena, Kansas, Wiscosin, Michigan, Missúri, Ilhinóis, Indiana, Kentucky, Ohio, Virgínia Ocidental, Pensilvania, Massachusetts, Nova Iorque, Vermont, New Hampshire e Maine. Somando um total de 18 estados.
- Interesses em questão:
Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria.
- Consequências:
- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade;
- A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877;
- O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando