Drogas lícitas e ilícitas
O mundo vive hoje um grande problema que é gerado pelas drogas de forma geral. A drogas consideradas lícita ou toleradas pela sociedade, são assim consideradas simplesmente pelo fato de como as leis e a sociedade as toleram, e não quando ao seu grau nocivo, viciante e destruidor.
As consideradas drogas ilícitas são, como o próprio nome indica, contra as leis e não toleradas pela sociedade. Causam grandes males e estragos na sociedade, famílias, pessoas. Através do dinheiro arrecadado na sua venda é financiado o crime organizado, facções criminosas, prostituição e outros tantos males à sociedade.
Mas, o que muitas pessoas desconhecem é que as drogas consideradas lícitas em alguns casos, conforme comparadas causam mais males à saúde da população do que as ilícitas.
O que move o comércio dessas drogas, como o álcool e o cigarro, que possui ao todo, 5.315 substâncias (cerca de 4,7 mil nocivas). O número pode chegar a 8.622 se também forem considerados os compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais. Eles são inseridos artificialmente para turbinar o cigarro em vários aspectos, como dar sabor e aroma mentolados ao fumo, diminuir a irritação (tornando a fumaça mais palatável) e potencializar os efeitos da nicotina. O cigarro possui desde Plutônio à veneno de rato. (Fonte: Site da Editora Abril, Site mundo estranho), são interesse de cunho político e financeiro ( o alto valor de impostos recolhidos das empresas de tabaco), que não cobre os gastos governamentais com tratamentos de câncer e outras doenças.
O que move o comércio de drogas ilícitas são as facções e organizações criminosas que vendem seus produtos a jovens e adultos incautos e que muitas vezes se envolvem tentando ganhar um dinheiro fácil. Drogas como a cocaína é misturada com muitos produtos tóxicos ou cancerígenos, como o pó das lâmpadas fluorescentes ou pó de mármore.
Podemos obter mais informações sobre essas drogas nos textos pesquisados abaixo e que também trazem