drogas licitas e ilicitas
As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.
Lícitas
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool.
Ilícitas
Outro exemplo são drogas ilícitas como ,a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas.
Consequências promovidas pelas drogas lícitas
pode-se relatar que, ao depositar qualquer substância no organismo, criam-se nesse, necessidades falsas, alterando todo o funcionamento físico e psíquico. Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros. Podendo levar a morte
Drogas Ilícitas efeitos
Os primeiros efeitos são elevação de auto-estima e poder, seguidos de cansaço, insônia e perda de apetite. o uso continuo causa perda de tecido cerebral e danos a inteligência. Também gera tolerância, ou seja, para sentir os efeitos novamente é preciso usar doses maiores.
Maconha
Os efeitos são relativos. Em alguns usuários provoca euforia, já em outros provoca angústia. No geral, a maconha proporciona um relaxamento que pode levar a perda da noção do tempo e espaço ,as consequências podem ser distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e até síndrome do pânico. Um jovem adolescente se torna apático e pode se tornar um