o colonialismo e suas consequencias
2014
Observaremos agora, duas imagens de momentos diferentes da história, uma tratando da relação colonizador europeu com os nativos americanos no Brasil e outra da ação dos colonizadores portugueses em solo africano.
Na imagem número 1, o cenário que se apresenta é em primeiro plano, a figura de dois colonizadores, aparentemente desarmados, vestindo roupas de estilo europeu, camisas com babados, calçados com salto, casacos compridos e chapéus, conversando entre si, próximos às cinzas de uma pequena fogueira e alguns nativos nús agachados.
Logo atrás deles, uma fila de nativos sem nenhuma veste, descalços, se movimenta em atitude resignada. São homens, mulheres, jovens e crianças de semblantes marcados, próprios da origem ameríndia, cabelos pretos e lisos e caminham numa espécie de clareira ou estrada, envoltos por um ambiente de selva fechada e observando a pequena projeção de sombras produzidas pelas pessoas da imagem, calcula-se que o horário deva se aproximar das doze horas.
Ao fundo, sobre as cabeças dos nativos, percebe-se uma maior ambientação de selva para a ilustração, além de relevo e vegetação próprios de serra do mar, elevações do solo abruptas cobertas por vegetação densa e a presença de espécimes de plantas da familia dos coqueiros, característicos de litoral e de regiões de serra do mar, além de muita fumaça de cor escura, sugerindo a incineração de material seco, como por exemplo, construções nativas feitas com madeiras e fibras naturais secas, diferente da fumaça de coloração branca que se elevaria, caso a fonte do incêndio, fosse a mata viva que os rodeia nessa representação.
Na imagem de Número 2, temos em primeiro plano, a figura de pessoas negras, de armas em punho, aparententemente mosquetes, vestindo, um deles roupas tipicamente européias, chapéu, calça, embora deva estar dobrada ou cortada, deixando parte das pernas à mostra, camisa, casaco semelhante ao corte de um blazer e entretanto descalço; E o outro vestido apenas