Saneamento Básico
1º BLOCO DE PERGUNTAS
Agente infeccioso: Bacilo Pasteurella pestis
Ecossistema: Vilas medievais
Cadeia de transmissão:
Excreções de doentes e portadoresAgente infecciosoVetores (Insetos
Hematófagos - Pulgas) Animal Infeccioso (Rato) Susceptível
Capacidade vetorial: Alta
Transmissão: Picada da pulga infectada ou contato direto com o rato infectadoTransmissão indireta
Controle: Melhorar as condições de higiene, saúde e saneamento básico da populaçãoVarrer o chão frequentemente e salpicar água; lavar mãos, bocas e narinas constantemente com vinagre e água de rosas; eram recomendadas dietas leves, abstinência de excitação e irritação, exercícios moderados e a maior distancia possível de pântanos e outras fontes de ar viciado; murar casas ao primeiro sinal de infecção; instituir um rigoroso programa de saúde publica que incluía pavimentação e limpeza das ruas e a remoção de dejetos; estimular a higiene pessoal.
Fatores antrópicos: Condições precárias de higiene, saúde e saneamento básico esgoto a céu aberto; insalubridade das casas(muito úmido,pouca ventilação, sem divisões internas); falta de higiene pessoal (pouca frequência de banho, lavagem das roupas);promiscuidade; poluição dos rios; contaminação do solo; sem local adequado do armazenamento do lixo; coabitação com animais.
Fonte de infecção: Pulga infectadaRatoHomem (uma das fontes)
Hospedeiros: Todos os que participam da fonte de infecção.
Parasita: Bacilo Pasteurella pestis
Patógeno: Bacilo Pasteurella pestis
Portador: Pulga, Rato, Homem (Todos os hospedeiros).
Reservatório: Rato
Os quatro elementos do campo da saúde: ?
2º BLOCO DE PERGUNTAS
ÁREA ENDEMICA, ÁREA DE FOCO E ÁREA INDENE VULNERÁVEL: Área endêmica é uma região em que ocorre grande transmissão de uma doença (ex. texto Europa); área de foco é um