Colonialismo e suas Consequências
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar duas fontes iconográficas, datadas do século XIX, período que ocorria o Colonialismo Europeu, no continente africano e no continente americano. Será analisado seu contexto histórico, seu autor, suas intencionalidades, e serão abordados os reflexos deste período no mundo contemporâneo, e o cuidado que o professor de história tem que ter ao usar estas fontes em sala da aula, para que não seja reforçado o imaginário colonial eurocêntrico nos dias atuais.
2 DESCRIÇÃO VISUAL DAS IMAGENS
Ao se trabalhar com imagem é muito importante, contextualizá-la, ou seja, analisar seu autor, sua intencionalidade e o período histórico na qual está inserida. Mas antes de abordar estes itens citados acima, farei uma descrição das gravuras selecionadas. A primeira imagem é uma litogravura, denominada de Tanz der Purís (Dança de Purís), do desenhista Van de Velden1, retrata um grupo de indígenas, todos desnudos, dentre eles homes, mulheres e crianças, como se estivessem em uma espécie de fila, ou seja, um atrás do outro. Do lado esquerdo, dois homens, que aparentemente são europeus, devido a suas vestimentas, parecem serem homens de posse, eles conversam entre si. Do lado direito se observa alguns índios ao redor de uma fogueira, agachados. O plano de fundo é um ambiente totalmente natural, com montanhas, arvores nativas, o que faz parecer que o local é uma mata, onde não há vestígios de cidades, ou mesmo de casas.
A segunda imagem denominada de Sklaventransport in Afrika (Transporte de Escravos na África), de autoria desconhecida, se encontra na obra do autor alemão William Rednbacher, "Lehrbuch der Weltgeschichte oder Die Geschichte der Menschheit" - Livro Didático de História do Mundo (1890)2. Ela também retrata homens, mulheres e crianças, andando em fila. Porém estes são negros, provavelmente escravos africanos, e estão presos uns aos outros, por uma corda, alguns pelo pescoço e outros pela mão. Estão