Guerra da Coreia
A Guerra da Coreia foi um conflito entre as Coreias do Norte e Sul. Além disso, foi a primeira batalha militar a opor socialistas e capitalistas. A origem de todo esse conflito ocorreu após 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a Coreia era ainda um único país.
A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38ºN, uma linha que demarca e divide os dois Estados: a República da Coreia (Sul) e a República Popular Democrática da Coreia (Norte). Os governos de Moscou e Washington realizaram um acordo em 1945 sobre a divisão do povo coreano em dois sistemas políticos opostos, no sul o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos e no norte o comunismo apoiado pela União Soviética.
• Ocupação japonesa
O Império do Japão ocupou militarmente a Coreia por volta de 1896, e mais tarde os japoneses derrotaram a Rússia Imperial e tornou a península coreana seu novo protetorado. A Coreia ocupada pelos japoneses era considerada parte do Império Japonês, com isso os coreanos foram banidos de usar e ensinar a língua local, adotando a cultura japonesa à força. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial os japoneses usaram os mantimentos e alistaram grande parte dos coreanos para aumentar a força militar. Quando as bombas (Hiroshima e Nagasaki) foram lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial grande parte dos mortos era da população coreana. Com o fim da guerra as potências militares não reconheciam mais a legalidade da ocupação japonesa sobre a Coreia.
• Divisão da Coreia
Os dois principais líderes, União Soviética e Estados Unidos, concordaram em dividir a Coreia: os soviéticos receberiam as tropas da parte norte, e os americanos ficariam com a parte sul, abaixo do paralelo 38º. Isso acabou gerando duas Coreias.
• A Guerra
No início de 1950 a União Soviética ficou muito envolvida com a militarização da Coreia do Norte e planejava uma ofensiva contra a Coreia do Sul. A Agência de Inteligência americana notou uma mobilização