guerra colonial portuguesa
História
Trabalho Realizado Por: Joana Santos Nº13 9ºB
Introdução
No âmbito da disciplina de História vou fazer um trabalho sobre a Guerra Colonial Portuguesa, onde pretendo falar sobre os seguintes pontos:
Causas da Guerra
Situação vivida durante a Guerra
O que levou ao fim da Guerra
Consequências da Guerra
Fim da Guerra
Guerra Colonial Portuguesa
1. Causas que levaram à Guerra Colonial Portuguesa
A questão ultramarina portuguesa agravou-se a partir de 1961 quando o governo português recusou qualquer negociação com as colónias. A partir de 1950 começaram a formar-se nas colónias portuguesas organizações de resistência preparando a luta para a libertação dos territórios (independência de Portugal continental). Também o descontentamento da população residente em Portugal continental aumentava. Os territórios de Goa, Damão e Diu acabaram por ser ocupados pela União Indiana em 1961.
2. Situação vivida durante a Guerra
A partir de 1961, apareceram movimentos de independência nas colónias portuguesas de África, que apelaram à guerra para obter os seus principais objectivos. A primeira colónia a revoltar-se foi Angola em 1961 mas não demorou muito até que Guiné e Moçambique também se revoltassem. A resposta de Salazar era sempre a mesma: mais envio de tropas.
3. O que levou ao fim da guerra?
A guerra terminou quando, o Movimento de Forças Armadas organizou um golpe militar contra o governo de Marcello Caetano. Este golpe ficou conhecido como o “25 de Abril” ou “a revolução dos cravos”. No dia 25 de Abril de 1974 o Movimento de Forças Armadas tomou conta de todos os locais estratégicos do país (rádio, televisão, aeroportos…) acabando algumas horas depois por derrubar o Governo de Marcello Caetano que não ofereceu resistência. O poder foi entregue a uma junta de salvação nacional, presidida pelo General Spínola. Para o êxito dos militares contribuíram também muitos