ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA AVES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
1 INTRODUÇÃO
Podemos definir enriquecimento Ambiental como a criação de um ambiente dinâmico, complexo e interativo que proporcione "desafios" físicos e mentais similares aos da natureza.
Os atuais sistemas de criação intensiva de aves procuram minimização dos custos utilizando alta densidade e métodos de manejo que não levam em consideração o bem-estar das aves. As questões primordiais estão no espaço destinado às aves poedeiras (cm²/ave) e no sistema de criação comercial utilizado (baterias de gaiolas). Neste sistema de criação as galinhas ficam impossibilitadas de expressarem seu comportamento natural. A consequência disto origina frustração, agressividade e anormalidades de crescimento.
O enriquecimento ambiental e comportamental se utiliza de um conjunto de técnicas para a manutenção do bem estar dos animais mantidos em cativeiro. A maioria das estratégias visa o entretenimento dos animais de cativeiro com o intuito de aguçar os instintos animais e diminuir o estresse causado pela limitação de espaço e inatividade. Além do entretenimento, o trabalho inclui a ambientação dos recintos que é feita especialmente com plantas quando o comportamento do animal ou ave permite.
Há animais que não destroem as plantas quando mantidos em cativeiro, e assim permitem manter em seu recinto uma vegetação semelhante àquela encontrada em seu ambiente natural, o que às vezes até torna difícil enxergá-lo no recinto. Outros animais como macacos, antas e cervídeos (veados, principalmente da Europa e Ásia), não deixam a vegetação se desenvolver, pois pisoteiam as plantas ou devoram suas raízes, nesse caso, o entretenimento é bastante utilizado.
As técnicas de enriquecimento podem usar materiais bem simples como caixas de papelão e pneus usados que ajudam a trabalhar conceitos de reciclagem e cuidado com o meio ambiente. Também utilizam odores conhecidos ou não pela espécie e se