GUDIN x SIMONSEN
Disciplina: Formação Econômica do Brasil, Professor Semi Cavalcante
Aluno: Vanessa Babicz
Análise Sobre Polêmica Teórica: Eugênio Gudin x Roberto Simonsen:
Durante o governo Vargas, a discussão entre Gudin e Simonse, economista liberal e industrial desenvolvimentista, respectivamente, iniciou uma polêmica entre duas abordagens econômicas com relação aos tópicos de papel do Estado e industrialização no país
Em um cenário de crise de 29 e de guerras mundiais, com o objetivo de planejar o futuro do brasil, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio solicitou ao Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial um relatório sobre formação de uma politica comercial e industrial para o Brasi, cujo autor foi Simonsen, que deu ao documento o título de “A planificação da economia brasileira” e nele defendeu a presença do Estado na economia e a industrialização como formas de desenvolver a renda nacional.
Esse relatório foi encaminhado à Comissão de Planejamento Econômico, do qual era integrante o economista liberal Eugênio Gudin, que não concordou e replicou com seu relatório “Rumos de política econômica” no qual defendeu, entre outras ideias, a eliminação da intervenção do governo por meio de estatais na economia, redução de investimentos públicos e livre circulação de capital estrangeiro no país.
Então Simonsen respondeu dessa vez, acusando Gudin de ser contra a indústria nacional, e explica que o planejamento econômico é uma forma de chegar á um ambiente de segurança, exatamente proporcionando maior aproveitamento das empresas particulares e iniciativa privada.
Gudin encerra a discussão explicando que não é contra a indústria nacional.
Em tempos de política de substituição de importações, nos quais o país está fortificando seu mercado e indústria internos, os argumentos de Simonsen acabaram sendo mais plausíveis e contundentes. Então, sob essa visão, ele vencera a discussão. Até os dias de hoje, o Brasil ainda vem