AULAS DE ENTREVISTA 1
DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA PSICOLÓGICA
A entrevista (“entre vistas”) é um instrumento fundamental do método clínico e é uma técnica de investigação científica em psicologia, na qual se inicia por onde começa o entrevistado.
ENTREVISTA PSICOLÓGICA COMO
INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO
A entrevista sempre é um fenômeno grupal, já que mesmo com a participação de uma só pessoa, sua relação com o entrevistador deve ser considerada em função da psicologia e da dinâmica de grupo.
A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento (WIENS apud NUNES, In: CUNHA, 1993). Enquanto técnica, a entrevista tem seus próprios procedimentos empíricos através dos quais não somente se amplia e se verifica, mas, também, simultaneamente, absorve os conhecimentos científicos disponíveis.
Bleger (1960) define a entrevista psicológica como sendo “um campo de trabalho no qual se investiga a conduta e a personalidade de seres humanos” (p.21). Outra definição caracteriza a entrevista psicológica como sendo “uma forma especial de conversão, um método sistemático para entrar na vida do outro, na sua intimidade” (RIBEIRO,
1988, p.154). Enfim, Gil (1999) compreende a entrevista como uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação (p.117).
A entrevista psicológica por ser também um processo grupal, isto é, com um ou mais entrevistadores e/ou entrevistados é um instrumento que verifica a função da dinâmica ou um fenômeno do grupo, mesmo que seja com a participação de um entrevistado e de um entrevistador.
Segundo Bleger a entrevista psicológica é, ao mesmo tempo, um instrumento e uma técnica de investigação científica que permite ampliar e verificar o conhecimento científico bem como aplicá-lo.
Tais características