Prova Teorica Geologia Rafael
2) Textura refere-se a parâmetros que dizem respeito às qualidades das partículas que formam as rochas. São:
Tamanho dos cristais ou das partículas
Arredondamento
Esfericidade
Cor
Porosidade
Permeabilidade.
Estruturas são parâmetros que têm a ver com o corpo rochoso como um todo. São as características da rocha estudadas no campo e interpretadas através de mapas. As estruturas são: primárias e secundárias, internas e externas. As primárias são as estruturas aparecidas durante a formação da rocha ou durante a sua diagênese. Exemplo, o acamamento e suas características; a existência de fósseis etc. As estruturas secundárias aparecem depois de formada a rocha como por exemplo os dobramentos, falhamentos etc.
3) Batólitos e stocks: os batólitos são massas enormes de material magmático que afloram numa extensão de. Pelo menos 100km2 na superfície terrestre. Se o afloramento tiver menos do que 100 km2, chama-se stock. Normalmente a composição desses corpos é granítica.
4) Grau metamórfico são grupos de minerais indicando a intensidade do metamorfismo. Podem ser reconhecidos por grau baixo, médio e alto.
5) Estratificação Cruzada - Consiste em conjuntos de material estratificado, depositado pela água ou pelo vento, nos quais as lâminas estão dispostas com ângulos de até 35º em relação à horizontal. As rochas que apresentam esta estrutura sedimentar normalmente têm um aspecto complexo resultado das rápidas mudanças de direção do agente de transporte. Bastante comum em arenitos.
Estratificação Planar – Os sedimentos depositam-se horizontalmente uns sobre os outros, formando camadas paralelas.
Estratificação Acanalada - São estruturas de lâminas ou camadas que se cruzam e truncam em ângulos e que foram depositadas dentro de um processo contínuo de sedimentação, sem ocorrer discordância. Camadas depositadas horizontal e não-horizontalmente em canais de rios,