Trabalho de Filosofia
Para Sócrates, a alma é a essência do homem. Alma entendida como a consciência, fonte do pensamento e do comportamento ético. Em seu concentimento, o corpo era instrumento da alma. Assim ele sempre era a favor da valorização da alma e menor valor valorização do corpo, gerando uma corrente de pensamento contrário ao da época.
Sócrates acreditava que todos já nascem com o conhecimento, e que para poder fazer o parto das ideias, deveria utilizar da maiêutica, de forma que a razão traria a luz a verdade. Fazendo diversas perguntas para colocar os argumentos apresentados contra eles mesmos, a tese contra a antítese para chegar a síntese, o resultado do raciocínio, prevalência do intelecto sobre a opinião. O propósito das perguntas vinha da crença de que para conhecer a verdade deve conhecer a si mesmo, e assim sabendo que não sabe, pois do que quanto mais sabe que não sabe, mais sábio é um homem. Pois os que pensam que sabem e não sabem que não sabem, são tolos.
O filosofar de Sócrates sempre se preocupou com os princípios da existência, refletindo sobre a existência humana e não sobre os fatos da natureza, diferentemente dos filósofos anteriores. Sócrates morreu em respeito a democracia, seus discípulos queriam que ele fugisse, porém, se o fizesse teria de se esconder e não poderia continuar a fazer o que pretendia, filosofar em sua eterna busca pelo conhecimento.
A democracia tem origem grega e vem da junção de duas palavras 'demo' e 'kracia', palavras gregas que significam, povo e governo, respectivamente. Foi desenvolvida em Atenas e os juízes dos julgamentos variavam diariamente de acordo com um sorteio, assim havendo uma democracia ativa e não representativa, diferentemente da democracia presente nos dias de hoje.
Lucas Luz