guarda compartilhada
Problema da pesquisa:
Quais as repercussões para o núcleo familiar numa situação de guarda compartilhada?
Hipótese:
Com a ruptura conjugal, os genitores passam a disputar a guarda dos seus dependentes, isso faz com que a vida cotidiana e física passe por mudanças.
Para evitar disputas judiciais, a guarda compartilhada passa a ser a maneira mais viável para evitar tal conflito.
Objetivos:
Analisar o regime estabelecido no núcleo familiar numa situação de guarda compartilhada.
Verificar a vida cotidiana dos dependentes numa situação de guarda compartilhada.
Discutir quais são os pros e os contras na guarda compartilhada.
Justificativa:
Com a ruptura conjugal é comum que os genitores passem a disputarem judicialmente a guarda compartilhada do dependente, trazendo dessa forma grandes transtornos na vida destes, por esse motivo que a guarda compartilhada torna-se um tema tão importante nos dias atuais. Pois com essa pratica é possível evitar que o dependente não passe a sofrer alienação parental, e ao mesmo tempo evita um conjunto de sintomas advindos do afastamento de um deles.
Desse modo percebe-se a importância do tema, pois demonstra que é possível manter a harmonia familiar e ao mesmo tempo preservar o equilíbrio emocional do dependente diante da ruptura conjugal dos genitores. Por esse motivo que a guarda compartilhada torna-se um ponto muito importante na vida do dependente, Vale salientar que cada caso é singular. Mas, essa pratica trás vários aspectos positivos, onde se destaca a intenção da manutenção do fortalecimento do vinculo do genitor com o filho, assim como o interesse real na participação do processo de seu crescimento, auxiliando em sua formação e educação, o genuíno interesse na sua vida.