Gua E Os Sais Minerais
A água
É a substância química mais abundante nos seres vivos, variando de organismo para organismo, e é indispensável para sua existência.
Cada organismo apresenta uma quantidade de água de acordo com a sua espécie. No ser humano, por exemplo, 65% a 70% da massa do corpo adulto é H2O. Já as águas-vivas têm essa porcentagem entre 98%.
A quantidade de água também varia de tecido para tecido. O tecido adiposo, por exemplo, apresenta cerca de 30%, o ósseo cerca de 35%, o muscular cerca de 80% e o nervoso de 85% a 90% de água. A explicação para essa variação está na necessidade de atividade metabólica que cada tecido possui. Dessa forma, quanto maior o metabolismo, maior será a quantidade de água necessária.
A taxa de água também geralmente decresce com a idade do organismo. Um feto humano, por exemplo, possui cerca de 90% de água, ao passo que um adulto apresenta cerca de 70%.
Funções Biológicas da água
Por apresentar alto calor específico, a água funciona como regulador térmico dos animais endógenos (aves e mamíferos), impedindo variações bruscas de temperatura.
Permite o transporte de substâncias, já que funciona como solvente dos líquidos orgânicos, como sangue, linfa e urina.
Permite a ocorrência de diversas reações químicas nas células.
Atua como lubrificante, reduzindo o atrito entre os tecidos.
Sais Minerais
Os sais minerais podem ser encontrados nos seres vivos de duas formas:
Iônica: encontram-se dissociados na água, formando soluções. Os principais cátions e ânions são Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-.
Molecular: constituem estruturas esqueléticas dos animais, como ossos, conchas, carapaças, etc.
Principais íons minerais, suas funções e fontes
Cálcio: Componente importante dos ossos e dentes. Essencial à coagulação sanguínea e necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. É obtido de vegetais verdes, leite e derivados.
Fósforo: Componente importante dos ossos e dentes. Essencial para transferência e armazenamento de