RESENHA DO LIVRO DE PASTOR PARA PASTOR
Irland Pereira de Azevedo
No primeiro capitulo é tratado os conceitos de integridade e excelência para o pastor do século 21. Excelência é o grau de possuir boas qualidades em um grau eminente; e denominamos integridade como qualidade daquele que nada falta; puro, inocente, honesto. Aquele chamado ao ministério pastoral precisa que a integridade e a excelência caminhem juntas. Precisa ser integro na vida pessoal. Buscar de Deus a vontade para o seu ministério. Ser integro com sua família, com o seu ministério e na conduta de sua fé.
É necessário que aqueles que são chamados ao ministério da palavra possam ter um mentor, ou seja aquele que divide experiências; que já passou por diversas dificuldades do ministério e pode compartilhar dessas experiências. O mentor ensina, portanto, através de seu exemplo e seus valores, tendo como modelo a sua própria vida. O bom mentor é aquele que tem um bom caráter, maturidade, aptidão, conhecimento de Deus, amor as pessoas qualidades visíveis.
Os ministros que se preparam para atuarem além de obter experiência dos seus mentores, precisam também possuir a autoridade para que seu ministério possua excelência. O pastor tem autoridade na pregação da palavra, no ensino da palavra e confrontar o mundo, o pecado, a violência e as injustiças desde que fiel à revelação bíblica. O pastor precisa exercer autoridade sobre a igreja corpo de Cristo como ministro do evangelho.
Aquele cuja Deus chamou para exercer o ministério é muito mais visto tanto pelas pessoas como para o maligno em organizar suas astucias para com ele. É necessário que o pastor seja coberto por orações pois de todas as formas o inimigo deseja trazer a vergonha e a dor para derrubar o líder espiritual da igreja. As tentações existem e é necessário que esses servos enfrentem as tentações que sobre eles venham e isso só acontecerá se este for coberto pelo poder do Espirito Santo. São incontáveis o número de pastores que tem