Gráficos para estatística
A Estatística é muito usada na nossa sociedade, pois ela nos ajuda a realizar pesquisas e analisar diversos tipos de situações, os meios de comunicações como jornais, revistas e televisão usam muito os dados estatísticos para nos ajudar a compreender diferentes tipos de situação.
Na maioria das vezes numa pesquisa seja ela de mercado ou mesmo de opinião não conseguimos analisar o grupo inteiro, então usamos uma parcela para representar essa população total chamada de amostra, com uma amostra confiável conseguimos nosso objetivo como, por exemplo, verificar sem um produto está sendo bem aceito no mercado ou mesmo como a população está avaliando um mandato político entre outras muitas possibilidades.
Uma ferramenta muito usada na estatística são os gráficos, usados para facilitar a leitura dos dados colhidos em uma pesquisa, os gráficos devem ser simples, claros e apresentar os dados que foram colhidos, isso ajuda a população a compreender dados muitas vezes complexos que passados para o gráfico se tornam mais simples de serem visualizados.
Dentro da estatística nos deparamos com as variáveis, um exemplo, as pessoas de uma comunidade podem ser analisadas de diversas formas como: sexo, estatura, renda, etc. Essas classificações são as variáveis e dentro delas temos:
As qualitativas divididas em nominal que apresentam atributos ou qualidades, mas que não tem ordem entre eles, (cor dos olhos, sexo, fumante/não fumante), e ordinal apresentam atributos ou qualidades, mas tem ordem entre eles (classe social, grau de instrução).
As quantitativas divididas em continuas que são medidas numa escala que podem ser usados números fracionados (peso, altura, salário, idade), e discretos que compreendem uma escala que em que são usados números inteiros (numero de filhos, numero de carros, numero de meninas por turma).
Podemos analisar diversas questões usando a estatística, questões de nosso cotidiano utilizando fatos e dados